O coração grande, também conhecido como cardiomegalia, é uma doença grave e de difícil tratamento que atinge principalmente os idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos.
Dentre os principais sintomas estão a alta de ar, fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços, tonturas e desmaios, palpitações cardíacas, aumento da pressão arterial, diminuição da quantidade de urina produzida por dia.
O melhor tratamento para a cardiomegalia consiste no uso de medicamentos diuréticos e regulares de hormônios que controlam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando o funcionamento do coração. Os remédios normalmente utilizados para tratar a cardiomegalia são Carvedilol, Metoprolol, Bisoprolol, Enalapril, Captopril, Ramipril, Espironolactona e Furosemida. Entretanto, dependendo do caso, o uso de remédios pode não ser o suficiente, vindo a ser necessário fazer uma cirurgia para refazer a estrutura do coração ou transplante cardíaco.
É importante procurar o médico logo que esses sintomas apareçam, pois quando não tratada a cardiomegalia pode causar insuficiência cardíaca, infarto e morte súbita.