262017jun
Conheça os 3 melhores esportes para prevenir o infarto

Todo mundo sabe que o exercício físico faz bem ao coração, protegendo das doenças cardiovasculares. Se praticado a longo prazo, com intensidade moderada e se a pessoa modifica o estilo de vida fazendo com que desapareçam velhos hábitos e fatores de risco significativos como o tabagismo, a dieta ruim e o estresse.

De acordo com uma pesquisa feita por profissionais do Reino Unido, Finlândia, Áustria e Austrália encontrou os 3 melhores esportes que mais ajudam a prevenir o infarto. Conheça eles.


Esportes de raquete: gasto energético elevado 

o tênis “está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, reduz a tensão arterial e melhora a função cardíaca”. Tanto o tênis como o pádel, o badminton e o squash são exercícios que combinam “componentes intervalados de alta intensidade com descansos entre os pontos de jogo. Isso provoca um gasto energético elevado que contribui no controle da gordura corporal, prevenção do aumento de peso e melhora nas funcionalidades musculares.


Natação: muitos músculos envolvidos

Com a natação se exercita boa parte da musculatura corporal. O especialista em medicina do esporte revela que além disso estimula, por um lado, o desenvolvimento muscular e, por outro, a coordenação neuromuscular. A nível cardiovascular, esse último efeito é fundamental, já que “se trata de uma atividade neurológica que facilita o controle da pressão arterial. Além disso, o aumento da massa muscular conseguido com a natação aumenta também o gasto energético, o que melhora o perfil lipídico (o nível de gorduras no sangue tais como o colesterol e as triglicérides) e a gordura corporal.

Aeróbicos: boa coordenação neuromuscular







Os exercícios aeróbicos são extremamente cardiosaudáveis. Na atividade física aeróbica e na dança, da mesma forma que a natação, também ocorre uma coordenação neuromuscular positiva para nosso sistema cardiovascular.