282017jun
Saiba mais sobre a síndrome plurimetabólica 

É um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura, à  pré-diabetes, hipertensão arterial e ou alteração do colesterol.

A síndrome metabólica tem como base a resistência à insulina, que é um processo que acontece devido ao ganho de peso, mas também pode começar com o diabetes tipo 2.  A causa mais comum é o ganho de peso, que leva ao aumento da pressão arterial, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 e às alterações de triglicérides e colesterol.

Os fatores de risco principais são aqueles que levam ao ganho de peso, como alimentação com excesso de carboidratos simples e gorduras saturadas, além do sedentarismo. Além disso, o tabagismo pode aumentar o risco cardíaco e potencializar as consequências da síndrome metabólica ao coração. A história familiar de problemas cardíacos também é importante quando analisamos o impacto na síndrome metabólica no organismo.

O diagnóstico de diabetes e pressão alta, ou pressão alta associada com ganho de peso, ou alguma outra combinação entre essas doenças indicam a necessidade de uma consulta com um clínico geral ou endocrinologista.